A data de 04 de julho ficou instituída como Dia do Bombeiro Militar Veterano, por meio da Lei nº 6.313/2019, e visa reconhecer a bravura destes militares.
A intenção da Lei foi trazer ainda uma nova denominação ao bombeiro militar reformado e da reserva, que a partir daí passaram a ter a denominação de VETERANOS.
30 anos!
Essa é a famosa expressão para designar o tempo de serviço que precisar ser alcançado para se obter o direito à reserva remunerada. É uma regra que tem suas exceções. Para alguns foi mais, para outros menos.
Mas é o tempo de uma vida para todos.
Uma vida dedicada ao lema “Vidas Alheias e Riquezas Salvar”.
Uma vida dedicada ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Dia após dia, no cumprimento dos deveres e das missões dedicadas à conservação, proteção, resgate e salvamento de vidas, bens e meio ambiente da comunidade. E nada se iguala a satisfação que o cumprimento do dever traz.
Após concluírem todas as missões e com a certeza do dever cumprido, exercendo o que de melhor sabem fazer, que é servir, muitos “penduram as chuteiras” como dizem por aí. No caso dos Bombeiros, penduram as botas, com as quais pisaram o solo de incontáveis locais de socorro.
Fica o nosso agradecimento pela amizade, pelas lições de vida, pelo exemplo, pelo ensinamento repassado, pelo conhecimento compartilhado, pela abnegação no comprimento do dever bombeiro-militar.
São merecedores do direito que conquistaram, são merecedores de todas as honras e reconhecimentos, são merecedores de nossa continência mais orgulhosa, pois honrar o passado em prol do entendimento do presente é essencial para a construção de um futuro sempre melhor. Saibam que o nosso hoje foi construído por cada um de vocês.
Nossa gratidão a todos os guerreiros e guerreiras que hoje estão na Reserva Remunerada. Sem os senhores e senhoras nunca teríamos chegado até aqui. E a nossa realidade institucional atual seria diferente.
Parabéns por honrarem o cinto vermelho, o nosso lema, as nossas tradições e a nossa profissão.
A casa é, e sempre será, dos senhores e senhoras!
Muito obrigado e que Deus dê vida longa aos Veteranos e Veteranas!
MAJ QOBM/Intd Cleonio
Crédito da foto: @marciovazfotografia.arte